ACPSC

ASSISTENTES PEDAGÓGICOS UNIDOS



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Marco histórico para os Coordenadores Pedagógicos

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2011, houve o primeiro encontro dos Coordenadores Pedagógicos (antigos Assistentes Técnico-Pedagógicos + antigos Especialistas em Assuntos Educacionais) de Santa Catarina. Estavam presentes 1344 Coordenadores Pedagógicos oriundos de todas as regiões do Estado.

O encontro aconteceu durante a EducaSul-2011, na Plenária do Centro de Convenções de Florianópolis.

Durante o encontro, os Coordenadores Pedagógicos decidiram pela criação da Associação dos Coordenadores Pedagógicos de Santa Catarina (ACP-SC).

A ACP será o grande instrumento para organizar e representar os interesses dos CP's junto aos órgãos governamentais. Foram criados várias formas de contato entre os Coordenadores Pedagógicos:

Este blog: acpsc.blogspot.com
Twitter: @acp_sc
Email: acpsc@live.com

44 comentários:

  1. Para alcançarmos qualquer espaço é preciso a união de todos, a história da humanidade tem nos mostrado isso. Valeu pela iniciativa!
    Mauristela

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  2. Grande Vitória! Agora seremos Coordenadores Pedagógicos, unindo Especialistas em Assuntos Educacionais (EAEs) - Orientadores, Supervisores e Administradores com Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs). Parabéns SED e GEREDs pela iniciativa. Édina Freitas - Içara -SC

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  3. Foi muito bom o encontro, mas gostaria de lembrar que nós especialistas estamos nesta também. Abraços.

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  4. Cesar,
    Nosso 1º Encontro foi marcante para conquistar nosso espaço que hoje é restrito. A luta é justa e tenho certeza que vai valer a pena. Parabéns pela iniciativa, um grande abraço à todos os companheiros de profissão...

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  5. Nossa! Isto é ótimo vamos continuar a partir de agora mais unidos do que nunca. Nosso encontro foi muito bom! Quero trabalhar com satisfação, sair de casa com vontade de fazer exatamente aquilo que amo.
    Parabéns a todos nós!
    Até breve!

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  6. Nosso encontro foi um marco importante para nossa categoria. Demorou mais aconteceu e isto se deu pela nosso organização e persistência, uma classe não pode se unir somente na desgraça, mas na alegria de demostrar que somos sujeitos de direitos também. Parabéns a nós todos trabalhadores da educação. Sissa Moroso (Criciúma)

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  7. Olá!
    Ficamos felizes em saber da criação da Associação, unindo ainda mais esta categoria do magistério.
    Infelizmente, não participamos do evento no Educasul 2011 porque fomos efetivadas antes de 1990. Segundo os critérios de seleção para participar deste curso deveria ser efetiva após esta data. Ficamos nos sentindo de certa forma “discriminadas” porque ainda trabalharemos alguns anos no magistério.
    Sucesso para todos nós Coordenadores Pedagógicos.
    Ana Clarete Nascimento – Orientadora Educacional
    Rosalba Valentim Cunha Alves – Supervisora Escolar
    EEB Governador Heriberto Hülse
    Criciúma - SC

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  8. Muito bom esse blog. Agora podemos nos comunicar, trocar ideias e experiências. Quantoao curso, foi muito bom mesmo, temos de nos unir cada vez mais e lutar pelos nossos direitos.
    ATP Abdon Batista

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  10. Colegas! Estou muito feliz como minha identidade mais próxima da realidade de nossas funções. Isso já é uma vitória. Não podemos desistir, precisamos nos unir cada vez mais.
    24ª GERED

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  11. Parabéns! Pessoal é isso aí mesmo. Vamos lutar pelo nosso espaço.
    EEB Felipe Manke - Massaranduba
    24ª GERED - Jaraguá do Sul

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  12. Que bom, agora sim a comunicação, irá melhorar, digo, iniciar! Tudo vai ficar mais fácil para podermos trocar experiências...

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  15. Bem,S.M., já tinha visto esse seu discurso no Orkut, lá você se identifica como Alessandra,não entendi até agora qual é sua preocupação,o Seminário(não foi um curso) ao qual fomos convocados a participar nos deixou muito animados sim, pois o ATP é um profissional que não é respeitado dentro das Unidades Escolares, talvez até por culpa de alguns que não se respeitam e vivem subistuindo professores faltantes,ou esquecidos dentro de bibliotecas,nossas funções nunca foram bem definidas, o Seminário nos mostrou uma luz lá no fim do túnel,conheco o trabalho dos Coordenadores Pedagógicos, porque antes de me efetivar aqui em SC , fui efetiva 19 anos em São Paulo,somos Técnico-pedagógicos, temos um compromsso muito grande com o pedagógico nas escolas, precisamos trabalhar sim com os docentes que ultimamente estão deixando muito a desejar, despreparados, cursando faculdades à distância, e por falta de opção entram nas salas de aula sem o mínimo de preparação e didática, fazendo de nossos alunos reféns da ignorância deles, na realidade nossos alunos são vítimas da maioria desses profissionais, está faltando sim alguém dentro das Unidades Escolares que proporcione a esses "pseudo-professores" algum tipo de orientação.Quanto à nomenclatura, penso que deve ser mudada sim,devemos nos valorizar, nos informar, estudar, fazer formações continuadas,para ver se nossa situação muda, além da promessa de recebermos gratificação por função(por sinal, merecida).Então S.M., como disse, não entendi até agora qual a sua preocupação, se você tivesse ido ao Seminário( não foi um curso), tenho certeza de que você teria entendido a proposta que nos foi feita,temos que agradecer que tem alguém na SED que acredita no nosso potencial.

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  17. Colega Rita de Cassia, a proposta já foi passada para mim pelos meus colegas que estiveram no seminário, e entendi muito bem. Conversando com alguns deles percebi que compartilham da mesma opinião que eu. Mesmo assim peço a vc por gentileza que socialize esta proposta, até pq muitos ATPs não puderam ir ao seminário, e ninguém melhor do que um ATP que esteve lá neste três dias. É necessário que todos estejam cientes destas mudanças. Desde já agradeço sua colaboração.

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  18. Colega Alessandra, imagino o que você tenha passado em sua escola, não é fácil pra nós ATPs com funções indefinidas, pelo que entendi, o Coordenador Pedagógico trabalharia apenas como um elo entre o professor e a aprendizagem do aluno,teríamos que ajudar os docentes a atingirem seu objetivo, já que o problema é de “Ensinagem”,não temos que cuidar de disciplina, nem olhar aluno em corredor na troca de aulas, nem secretaria, nem série alimentação, nem olhar aluno em intervalo, nem sala de aula, pois quem ganha para trabalhar com aluno é o professor que inclusive recebe regência para isso,Assessor e diretor que devem ir para sala de aula, olhar aluno em corredor e tudo ligado à disciplina.Penso que como Coordenadores nosso trabalho ficaria definido, isso que nos foi passado no Seminário. Respeito sua opinião,não tive a intenção de criticá-la, apenas dei minha opinão a respeito de suas colocações baseada no que ouvi em Florianópolis.Penso ainda que devemos nos unir, como fizeram as Assistentes de Educação, só assim conseguiremos o respeito que merecemos dentro das Unidades Escolares.Nós ATPs temos que mostrar “ a que viemos” . Sinto que a SED está empenhada nisso, lógico que não aceitaremos o que nos for imposto sem antes refletirmos.

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  20. Que bom que essa discussão existe, estou na educação a 16 anos sendo 6 como ATP e muito me entristecia vendo o descaso de todos com a importancia de uma equipe pedagógica na escola. Na verdade nunca fomos orientados sobre nossas funções.Sempre tentei ser uma articuladora pedagógica, mas por experiência de outros cargos ocupados em outras instituições de ensino. Vejo o pedagógico como eixo norteador de uma instituição de ensino, e também penso que alguém precisa ser articulador, pois o trabalho de equipe é importante, mas alguém precisa liderar e fazer acontecer, penso que muitos não vão concordar comigo, mas nós somos os gestores permanentes da nossa escola, pois assessores e diretores são passageiros. Só que teoria e prática precisam andar juntas, se o pedagógico é o eixo de nossa instituição, se a ATP - Coordenador pedagogico, orientador... devemos ser articuladores pedagógicos e melhorar a qualidade da educação, é prioridade para mim a valorização salarial, pois hoje somos da equipe gestora o salário mais baixo.

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  21. Acho que devemos nos unir para que nossas angústias sejam sanadas. Se tiver de mudar a nomenclatura de nossa função, que mude , mas com as nossas funções bem definidas. e se tivermos que fazer a parte pedagógica junto com os professores acredito que somos capazes para isso ,conquistamos tantas coisas junto as nossas escolas mais uma não será dificil , desde que reconhecidos pelo nosso trabalho .
    E o Blog é um instrumento para estarmos trocando ideias.

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  22. Uma preocupação a mais, um dos temas da tal reunião q as SDRs irão realizar com as AES, ATPs e Diretores é a questão salarial, pois bem, oq nos aguarda? As alturas ou a vala? Isso me preocupa

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  23. Hj fui acessar este blog para ver como estava o debate e constatei que meus comentários sumiram, com exceção de um em que respondi a pergunta de uma colega ATP, e que por sinal foi bem sucinto.
    Neste blog eu me identifico como S. M. porque na hora de postar não consegui mudar o nome da conta do Google para Alessandra.
    Alguns comentários meus foram excluídos por mim para corrigir erros de digitação, mas eu os postava novamente e conferia se tinham sido publicados.
    Pode ser que tenha dado algum erro no site que fez sumir meus comentários, mas acho isso difícil de acontecer, visto que as opiniões dos outros colegas continuam aqui postadas. Também verifiquei minha conta do Google e está funcionando corretamente.
    Se meus comentários foram excluídos pelo dono do blog, isso me deixa muito chateada, pois pensei que fosse um canal de comunicação democrático. Espero estar errada em relação a isso porque significaria um retrocesso para profissionais como nós que somos acima de tudo formadores de opinião.

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  24. Também tive esse problema S.M. Minha postagem sumiu do blog. Espero que isso seja visto para que não se percam informações e depoimentos tão importantes para todos. Já publiquei seu comentário no meu blog, Alessandra. Obrigado pela visita. Apesar da falta de tempo, procuro sempre atualisar. Continue visitando. E que nossos posts não sumam mais. Até.

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  25. Para quem não tem o video do Eduardo Galeano El Derecho al Delirio visto no Educasul, tenho no meu blog. Só copiar o link abaixo e colar na barra de endereço do navegador.
    Até.

    http://ronaldodossantos.blogspot.com/search?updated-max=2011-11-08T13%3A42%3A00-02%3A00&max-results=8

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  26. Olá!
    Eu já conversei a respeito de redução e ampliação de carga horária e, de fato, vamos acrescentar ao documento a ser entregue.
    Não tem lógica que haja impedimento de redução de 40h para 20h e o mesmo acontece na ampliaçao, havendo 20h vagas, por que não amplair de 20h para 40h. Acredito que este seja um dos pontos mais fáceis da negociação.
    Cesar Paiva Spadoto

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  27. meu nome é Tânia sou OE . concordo plenamente com posição da colega Ediléia Cristina . Devemos ser uma grupo unido (acpsc), com funções definidas. Desenvolvemos inumeras atividades e com certeza outras mais para o ano de 2012. Valorização ( 30% ou + ) imediatamente. Durante o Congresso ou final dele,entendemos que teriamos uma madrinha , ilusão ... os AE ( já possuem ). Vamos agilizar o batizado ??????

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  28. Concordo com a Orientadora Tania.
    Andressa

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  29. Eu já tenho madrinha, aliás tinha duas, a de batismo infelizmente já faleceu e sinto muitas saudades dela. A outra é a de crisma, e sinceramente pra mim ela não faz diferença alguma. Agora madrinha para o meu cargo eu dispenso, prefiro confiar na minha capacidade de trabalho e inteligência para enfrentar os desafios.

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  30. tenho certeza que você ANôNIMO não participou do congresso ,pois foi no congresso que foi levantada a questão de termos alguém que olhasse pela nosso cargo (função).Eu,Tãnia tenho 18 anos de OE , e realmente em relação a minha função fomos esquecidas . Respeito a sua opinião senhor anônimo, cada um sabe de sua capacidade (não é esta questão em jogo ) e sim a valorização do nosso trabalho ( e nada mais justo que tenha no governo alguém que nos defenda e que lembra dos ATPs como profissionais dedicados e pouco reconhecidos.

    tânia

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  31. Nossa valorização não pode depender de uma madrinha e sim de uma tabela salarial justa para todos. E quando esta madrinha não estiver mais ocupando um cargo de destaque na SED, como ficará a situação dos ATPs, OEs e SUEs? Mesmo eu sendo ATP acho que estas gratificações só dividem a categoria, o ideal é a aplicação de um piso salarial justo para todos os membros do magistério.

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  32. senhor ANÔNIMO (?) concordo contigo quando se referes a uma tabela salarial justa para toda a categoria. Porém não sou ingênua ,mas sim realista. Vamos aguardar o divulgação da referida tabela que se encontra na assemblêia para aprovação.
    Tânia

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  33. Ingênuo é quem acredita nas promessas do governo...

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  34. Eu acredito que toda conquista é válida.
    Aos poucos, nós vamos conseguindo o reconhecimento de nosso valor (financeiro).

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  35. Eu, Tânia acredito: Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar...
    Abraços
    Tânia

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  36. Marta: reajuste do piso será de 22% em 2012
    20 de dezembro de 2011 8
    Professora Marta Vanelli, ex-presidente do Sinte e da Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, envia pequeno comentário anunciando que o reajuste do piso salarial dos professores em 2012 será de 22%. E antecipa que o reajuste médio no Estado deverá ser entre 37% e 73%. Confira:
    "Após duas semanas muito tensas, com os governadores e prefeitos pressionando de um lado e de outro, os quase 3 milhões de trabalhadores em educação, felizmente o governo federal atendeu o apelo dos trabalhadores sobre a forma de reajuste do Piso Nacional.
    As semanas foram tensas porque o governo federal havia atendido a pressão dos governadores e prefeitos e na última Comissão (Finanças e Tributação - CFT) da Câmara em que o projeto de lei que altera a forma de reajuste do Piso foi apreciado, decidiu que o Piso seria reajustado somente pelo índice do INPC. Isso representou um “golpe” para os trabalhadores, pois no ano passado foi realizado um acordo entre o MEC, Secretários estaduais e municipais de educação e a CNTE, representando os trabalhadores, que o reajuste seria conforme o aumento do valor custo aluno ano.
    A partir do momento da decisão da CFT a CNTE não desistiu, lutou com todas as suas forças e representação que tem para reverter a decisão. Procurou o Ministro da Educação, a liderança do PT e os deputados do núcleo de educação do PT na Câmara, do PT por ser o partido da Presidente Dilma e achávamos que eles poderiam potencializar a pressão e de fato acertamos.
    No momento que levamos aos deputados do núcleo de educação a necessidade de entrar com recurso para que o projeto fosse apreciado em plenário, eles acataram nossa proposta, iniciaram o processo de coleta de assinaturas e nós começamos a pressionar os deputados na sua base para que assinassem o recurso que alcançou o triplo de assinaturas necessárias.
    Com o recurso pronto para ser protocolado, os deputados juntamente com o lider conseguiram abrir o processo de negociação com o governo federal e a CNTE nos dias 13 a 15 de dezembro. Três pessoas foram fundamentais nesta negociação: o representante do MEC, Carlos Augusto Abicalil que defendia a manutenção do acordo como forma de valorização do piso, a Deputada Fátima Bezerra que estava com o recurso, mas queria que a Presidente mantivesse o acordo e a Ministra da SRI Ideli Salvatti que também defendia o acordo pois na época ela como líder do governo no Congresso e havia votado favorável ao acordo com anuência do governo federal.
    Foram dias muito tensos para os negociadores do governo e para nós da CNTE, pois os vinte e sete governadores e mais de cinco mil prefeitos pressionaram de todas as formas o governo federal. Eles queriam o reajuste somente pelo INPC que deve ser em torno de 6%, enquanto que o reajuste pelo valor do custo aluno será em torno de 22%, uma diferença de 15% a mais nos salários dos professores em 2012. Isso significa que os estados que pagam somente o Piso nacional em janeiro terão que reajustar os salários em 22%, como é o caso de SC. Com este percentual o salário dos professores aqui no estado terão um ganho entre 37% a 73% com o pagamento do Piso que começou em junho. A diferença é em função do achatamento da tabela salarial, que esperamos que seja descomprimida o mais breve possível para restabelecer a valorização dos que tem licenciatura e a pós graduação.
    O papel da professora e ministra Ideli Salvatti de convencer a Presidente a manter o acordo foi fundamental, por isso, meu agradecimento público ministra. Sei que os governadores e prefeitos vão continuar pressionando até a publicação da portaria, no entanto esperamos que não haja nenhum retrocesso por parte do governo federal, assim estará cumprindo o compromisso de valorizar o salário dos professores valorizando assim a educação básica pública."
    (fonte:blog Moacir Pereira)

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  37. O COLOMBO JÁ SE MANISFESTOU CONTRA O REAJUSTE DE 22%...

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  38. Para realizar um sonho é preciso, antes de tudo, sonhar.

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  39. fico feliz e agradeço pelas palavras do anônimo (04/02) em relação a nossa situação enquanto OEs.Devemos sim ,sermos solidários , pois estamos no mesmo barco...

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  40. Estamos esperando o cumprimento das promessas feitas para os ATPs, AEs e Especialistas. Nada de novo... Nem promessas e nem piso. E olha que um montão de gente aplaudiu de pé aqueles safados...

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  41. Pessoal vamos movimentar este blog, com ideias e propostas para que nossa atitude dentro da escola seja diferenciada, seja uma atitude que nos valorize de verdade. Pois já se passaram quase 2 anos do seminário e muitas propostas que lá foram feitas, não só a questão salarial, não estão colocadas em prática. Talvez alguma escola tenha uma história bem sucedida e possa ajudar outros colegas A.T.P.s. Abraços.

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TABELA DESCOMPACTADA EM VIGOR A PARTIR DE 01/JAN/2012

TABELA DESCOMPACTADA EM VIGOR A PARTIR DE 01/JAN/2012
Esta é a tabela com os valores reais a que temos direito por Lei Federal. Ao VENCIMENTO acrescente 25% de Gratificação/Regência e Triênios.