Há mais de 100 dias na expectativa de melhoras, mas tudo que temos é mais tensão, cobranças e ampliação de atribuiçöes. O FAZ-TUDO continua. A prometida gratificação [R$600aprox] não veio. Cursos de formação também não. TEMOS QUE AGIR, OU MELHOR... REAGIR !!!
É isto mesmo, eu conheço uma ATP que trabalha no IEE e lá a maioria exerce a função de coordenador de ala, acho que é este o nome, e não são coordenadores pedagógicos. Para mim estas funções são bem diferentes uma da outra. Parece que coordenador de ala é uma função mais disciplinar que lida mais com os alunos, não tem nada haver com ser responsável pelo planejamento dos professores e sua capacitação.
No IEE não tem projeto do EMI? Quem atende esse caso, não são os ATPs? Acho que quem atender esse projeto é chamado de coordenador pedagógico, segundo minha diretora, só receberá a gratificação quem assumir esses projetos dados pela SED. A própria direção enviará o CPF do funcionário para o pagamento, segundo o que ela me disse. Na minha escola tem um total de 4 diretores. Interessante, todos fogem do pedagógico.Acho desnecessário tanto assessor.
Que absurdo!!! Todos deveriam ter o direito de ganhar a gratificação, independente da função que exercem na escola. Isto é discriminação, até porque tem escolas que nem tem estes projetos do EMI e Correção de Fluxo. Ou então, tem os tais projetos, mas alguns ATPs já estão trabalhando em outras funções. E como fica este pessoal? O que a SED está oferecendo então são cargos comissionados e não a gratificação para uma classe de forma igual para todos. Estou cada vez mais abismada com tanta falta de respeito e consideração...
Segundo nosso gerente, informou para nós ( duas orientadoras e uma ATP ) de nossa escola que o governo encaminhou um pacote para a assembleia (leis), mudança para Coordenadores Pedagógicos , questionamos a gratificação 30% ( a previsão é para recebermos em março de 2012 ).Questionamos sobre a Aposentadoria Especial , pois até o momento tanto os especialistas ,quanto os ATP não foram incluidos nesta aposentadoria segundo o STF, portanto precisamos contribuir 30 anos e não 25 como os demais ( professores, assessores e coordenadores pedagógicos). Na hipótese da mudança da nomenclatura ( especialista em educação e ATP ) para Coordenadores Pedagógicos passariamos a ser incluidos na aposentadoria especial, o gerente não soube informar,porém nos disse que iria se informar. Acredito que nós enquanto ACP deveriamos exigir a inclusão nesta aposentadoria.
Este pacote (leis) vai chegar a Assembleia sem chegar antes ao nosso conhecimento. Precisamos saber o conteúdo do que vai ser votado pelos deputados. Tal projeto de lei já deveria estar disponível na página da SED ou da ALESC. E quem não está de acordo com a mudança de cargo e das atribuições como é que fica? Não se pode mudar o conteúdo de um edital de concurso. Então agora é assim, fazemos um concurso para uma função e o governo muda tudo quando bem entende. Tenho dúvidas da legalidade de tudo isso. Depois de acabarem com o plano de carreira consolidado com muitas lutas por mais de 30 anos e do achatamento da tabela salarial, pode se esperar tudo deste governo.
PENA QUE NUNCA APARECEU ESSA GRATIFICAÇÃO.TRABALHAMOS COM SERES HUMANOS QUE É MUITO COMPROMETIMENTO.ISSO É RESPONSABILIDADE É VESTIR A CAMISA POR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.NOSSO IDEB MAIS UMA VEZ É O MELHOR DO BRASIL CADA UM FAZENDO SEU MELHOR.PENA QUE O GOVERNO NÃO FAZ A SUA PARTE.PIOR É PENSAR QUE MUTOS DO MAGISTÉRIO COLOCARAM O GOVERNADOR LÁ.VOTO TEM CONSEQUENCIA.ESTAMOS VENDO ISSO E PAGANDO MUITO ALTO POR UMA EDUCAÇÃO ESQUECIDA..PENSO AS VEZES NO QUE QUER REALMENTE O PODER DE SANTA CATARINA.
Para a gratificação se concretizar tem que haver uma lei, um orsamento e muita vontade politica... por enquanto nada disso tem então... continuamos sonhando... ao meu ver é só isso que nos resta sonhar...
Gostaria de um esclarecimento a respeito do calendário escolar. Observei que neste ano existem vários sábados que as escolas deverão realizar atividades pedagógicas com aluno, para contar dia letivo. No ano que passou, trabalhamos vários sábados para realizar a reposição e pelo jeito, acham que devemos continuar indo para a escola aos sábados. Até onde sei, somos efetivos para trabalhar 40 horas semanais e não 44. Não temos direito a dia de folga, tendo que cumprir as 40 horas relógio. Então, como eu deveria agir conforme a lei? Nessa semana que há atividade no sábado eu poderia folgar meio dia(não ir para a escola), e fechar as 40 horas no sábado? Gostaria de obter essa informação e o documento para que eu possa me alicerçar e me defender perante direção ou gerencia caso não aja compreensão em relação ao assunto.
Conxursado 40h deve trabalhar 40h e nada mais. É proibido trabalho gratuito no serv público. Vc pode,excepcionalmente, ser convocado, mas se isso virar regra configura hora-extra. Vale entrar no site do MP/SC e fazer denúncia de irregularidade.
Esta semana estava pensando a respeito desses sábados, interessante que me ocorreu a mesma dúvida em relação a eles. Por que precisamos trabalhar sábados se já trabalhamos 40h? O professor trabalha hora aula, e o aluno precisa de hora aula. Nós trabalhamos hora relógio.Em outras repartições nossos colegas que trabalham 40h não os vejo trabalhando aos sábado. O SINTE precisa ver essa situação.
Questionamos um representante do sinte no dia 24/02/2012 sexta-feira em nossa escola,sobre varios assuntos: tabela... piso... aposentadoria e plano de saúde. resumindo não soube nos informar e o pouco que falou sem segurança.O que fazer se o sindicato não tem uma posição em relação a tudo que está ocorrendo?
Agora não adianta colocar a culpa só no sindicato, não que eu esteja defendendo o SINTE, mas quem não está cumprindo as Leis é o governo. Muitos de nós somos indiretamente responsáveis por esta situação em SC: de desvalorização do magistério, de plano de saúde que não funciona, da não aplicação do piso de forma integral, de mais privilégios para uma classe em detrimento de outras, etc... Se no governo anterior as coisas já estavam ruins, pq 60% dos catarinenses votaram do candidato apoiado pelo governo? Muitos deveriam ter pensado antes de votar, agora o jeito é aguentar a consequencias...
Olá, colegas, tem algum ATP interessado em trabalhar no Wanderley Junior? Temos uns 1.400 alunos aproximadamente e duas ATPs de 40h e uma de 20h que trabalha no noturno. Será que a Sed não possibilitaria a remoção para alguém que deseja? O legal da escola que ela tem só mais 7ª e 8ª, e o ano que vem terá apenas a 8ª e a seguir o EMI, apenas. O que acham?
senhor anônimo do dia 25.2012 07:12 PM . Eu,Tânia , acredito que você não leu direito ou não soube interpretar a minha colocação. Vou de esclarecer : Somos o Sindicato, porém temos representantes, que tem a OBRIGAÇÃO de esclarecer ao seus associados os temas em questão.Quanto a voce anônimo ,cada vez que coloco minha posição...você de uma forma equivocada rebate.Mesmo assim peço que desculpe a minha ignorância diante da sua competência em entender de um olhar diferente.
Nossa tem gente aqui que já está levando as coisas para o lado pessoal, que absurdo... Claro que o SINTE tem obrigação de esclarecer todas as nossas dúvidas, mas se o governo não dá muita abertura para o dialogo como o sindicato poderá nos dar uma posição diferente daquela que já temos conhecimento através da imprensa. Pelo que eu pude acompanhar o tal grupo de estudos se reuniu pouquíssimas vezes, e de acordo com o último plano de carreira apresentado em novembro no Centro Multiuso em São José, este nada tinha haver com o proposto pelo SINTE durante as reuniões. Então se chega à conclusão que o governo só vai fazer o que bem entende, sem levar muito a sério as propostas do sindicato. Não é novidade para ninguém e o próprio governador já disse em entrevista coletiva que o reajuste de 22% não poderá ser dado, pois o impacto financeiro seria enorme. No que diz respeito ao plano de saúde é só ligar para as clínicas e hospitais de todo o estado, para constatar que são poucos os médicos credenciados. Muitas pessoas estão sendo prejudicadas e com a própria saúde em risco, tendo que desembolsar o que não tem para continuar um tratamento. Alguns servidores já estão até pensando em levar o caso para o Ministério Público... De acordo com o documento da PGE a aposentadoria especial é exclusivamente para os professores de carreira, incluindo aqueles que já exerceram funções fora da sala de aula. Em outro momento se tentou incluir os especialistas em educação, mas foi vetado pelo STF. Em minha opinião, todos os profissionais da educação que lidam com alunos e professores deveriam também ter esse direito. E o piso de forma integral infelizmente o governo não quer pagar, visto que nem uma greve de 62 dias que prejudicou tantos alunos foi motivo suficiente para resolver o impasse. Sinceramente, sem querer desmerecer alguém, eu tenho dúvidas se algum sindicato tem ou terá o poder ou a sagacidade para persuadir o governo a mudar sua posição. Afinal de contas com a tríplice aliança ninguém pode, não é verdade? A única forma que a maioria das classes tem encontrado para reverter à situação é fazendo greve, mas esta tem trazido mais prejuízos do que lucros para a categoria do magistério. Por isso, eu acho que a mudança só pode acontecer mesmo é nas urnas, pensem nisso...
sou associada (sinte ) e penso que o sindicato precisa sim ter conhecimento do que está acontecendo e repassar para os demais. Depois de aprovada as leis não tem como reclamar.
Também acho que é obrigação da SED apresentar na íntegra o suposto Projeto de Lei que trará mudanças para o cargo de ATP, antes de enviá-lo para ALESC. Precisamos saber o conteúdo deste projeto para estarmos de acordo ou não. Ou será que nossa opinião não vai ser levada em consideração? Afinal de contas, a SED fez a proposta e até agora não mostrou nenhum documento concreto. Apresentaram apenas a normativa de 2012 estabelecendo mais atribuições para o ATP e nada de gratificação. Está tudo muito estranho...
Sinceramente... a ALESC não está nem aí com a repercussão. O Governo tem maioria lá e faz o que quer sem dar satisfação a ninguém. Afinal, o POVO CATARINENSE APROVA TUDO QUE ELE FAZ, TANTO É QUE ELEGEU O EX-GOVERNADOR E O EX-SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO PARA 8 ANOS NO SENADO REPRESENTANDO SC. O povo aprova a forma como a tríplice aliança conduz este Estado. O resultado nas urnas é a aprovação. Colombo foi eleito no 1º turno com mais de 60% dos votos válidos. Na opinião da população está tudo ótimo e não precisa mudar, somente continuar melhorando, por isso mantém os mesmos nomes no poder. Os professores são vagabundos e não querem trabalhar. Quando prestaram concurso ou fizeram faculdade já sabiam do salário, então não reclama. Se bem que vai ver não tinha capacidade para passar no vestibular pra Direito, Engenharia ou Medicina, então foi ser professor. É isso que pensa o Governo e a população assina embaixo. Um médico ganha R$2500 por dia, em média. Um professor não ganha isso no mês. Mas também... quer comparar?
O projeto na ALESC vai transformar os nossos salários em SUBSÍDIO, como fizeram em MINAS GERAIS.
Vai incorporar tudo. Mas vai acontecer mesmo, pois o Governo tem maioria absoluta na ALESC e estão c... e andando para o que pensa o povo. O Magistério é lixo para o Governo.
Espero que o anônimo de Feb 27, 2012 05:13 AM tenho colocado a opinião que ele supõe que seja do governo em relação a educação e não a dele própria. Só o que faltava alguém que não é da classe do magistério vir aqui neste blog e insultar os professores. Se isso for verdade, só podemos deduzir que esta pessoa não faz parte de nossa classe para compartilhar da mesma opinião que o governo. E fique sabendo que quando passei para Pedagogia em 1999, época que não tinha este esquema de pontos parciais fiz uma pontuação em que eu poderia ter passado para outros cursos como administração, ciências contábeis e até algumas engenharias. E vestibular meu caro não mede a capacidade de ninguém. Sempre tirei dez em matemática e física e estudei em bons colégios com a antiga ETFSC e Energia, sempre passando sem ficar em recuperação. Então poderia ter me dado bem em qualquer um destes cursos que citei acima, mas preferi fazer pedagogia e estudar filosofia, sociologia, psicologia, que são tão importantes quanto qualquer disciplina que envolva cálculos ou decoreba das leis. E não me arrependo porque aprendi muito, li muito, tenha uma bagagem de conhecimento que com certeza o caro anônimo não tem para escrever tamanha asneira. A classe do magistério deveria ser a mais bem paga do país, pois quem faz qualquer licenciatura estuda muito sim, porque vai lidar com seres humanos que são bem mais complexos do que papéis e máquinas. Só para aturar algumas pessoas com a mente tão tacanha como a sua, qualquer professor deveria ganhar o triplo com certeza...
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/02/mec-define-novo-piso-nacional-dos-professores-em-r-1-451-mas-governo-de-sc-diz-nao-ter-condicoes-de-pagar-3677504.html Acessem esta página do DC, onde mais uma vez o governo afirma que não pode pagar o reajuste de 22% do piso nacional do magistério.
Graças a Deus que a Gilda saiu tbém, deixou os ATP's loucos com tantas responsabilidades! Já vai tarde! Que pessoas mais competentes e com discernimento norteiem a educação!
Incomoda-me muito a postura das AES, por causa da madrinha sentem-se a parte do magistério, talvez mais importantes, mas pertencem a ele e não devem discriminar os demais. APARTHEID no magistério NÂO!!
Os ATP's estão no limbo há muuuuuuuuuiiiiiiiiito tempo!! Pois ainda estamos sem função.
Não quero gratificação, nem amadrinhamento, quero o piso na carreira sem achatamento.
Acho que esta questão de função cabe aos ATPs resolver isso em sua própria escola, conversando com a Direção. Infelizmente, são poucos os especialistas (OE e SUE) nas escolas hoje, mas se algum ATP possui a formação necessária ou tem uma pós-graduação na área poderia perfeitamente se encaixar nesta função. Se esta for a vontade dele é claro, e tiver o perfil para desempenhar tal tarefa. Como algumas atribuições dão margem para trabalharmos na parte administrativa, alguns ATPs também poderiam trabalhar nesta área. Agora sala de aula para substituir professor nem pensar, por favor, né pessoal. Digam NÃO a isso. O cargo de ATP foi criado para ser um cargo generalista, prevendo a extinção dos cargos de especialista e outros que lidam com o pedagógico nas escolas. Além disso, ele tem um viés administrativo como consta no edital do concurso para ATP em 2005. Isto é fato, não pode mais ser mudado. Não se pode simplesmente fazer concurso para um cargo, e aí a SED decidir mudar tudo como atribuições e nomenclatura, como se tivéssemos feito outro concurso. Assim como tem ATPs que reclamam das funções que exercem na escola, tem muitos que estão satisfeitos. Acredito que o pior de tudo seja o fato das AEs terem ganhado os 30% em cima de justificativas que não procedem mais. Como a explicação dada pela SED de que o salário dos AEs era o mais baixo da categoria e precisava ter uma compensação. Claro que tinha de ser o mais baixo, eles foram concursados com nível médio. Só que quando acessam no plano de carreira a graduação e pós-graduação chegam a ganhar R$ 600,00 a mais que nós concursados com nível superior e pós-graduação. Isto sim é uma injustiça, pois todos que trabalham nas escolas, independente da função que ocupam tem inúmeras responsabilidades e precisam ser valorizados da mesma forma. Por isso, não sou a favor destas gratificações que só servem para dividir a categoria e privilegiar alguns. Não adianta a SED prometer uma gratificação e em troca dar aos ATPs mais atribuições, transformando nosso cargo em outro que abrangerá todas as funções da escola. Não vejo vantagem nisso, pelo contrário, acho que apoiar esta mudança é dar um tiro no pé. E com toda esta conversa o que está acontecendo mesmo é muitos ATPs já estarem realizando funções que não existem em nosso edital, e pior sem ganhar a mais por isso. Em minha opinião, o certo mesmo é pararmos de sonhar com uma gratificação que nunca virá e só dará margem para nos dar mais serviço. Os ATPs devem buscar em sua escola fazer algo que mais condiz com seu perfil, agora se nada der certo também tem a opção de fazer outro concurso e procurar outra área. Somos muito capazes e inteligentes para mudar nossa situação e seguir em frente. Devemos mesmo é lutar pelo pagamento do piso de forma integral, com isso estaremos lutando pela aplicação de uma lei que existe e é federal. Gratificações eles podem tirar a qualquer momento, agora nosso salário regularmente reajustado isso sim seria uma grande conquista para nossa classe.
O projeto na ALESC vai transformar os nossos salários em SUBSÍDIO, como fizeram em MINAS GERAIS.
Vai incorporar tudo. Mas vai acontecer mesmo, pois o Governo tem maioria absoluta na ALESC e estão c... e andando para o que pensa o povo. O Magistério é lixo para o Governo.
Colombo e outros governadores já sinalizaram que vão criar o subsídio do Magistério, onde vai incorporar tudo que temos (regência, aux. alimentação etc) como faz Minas Gerais.
colega anonimo se vc é professor,sua escola já ter recebido uma CI com ameaças, puro terrorismo contra os professores, a direção de minha escola, repassou a CI e mais coisas estão vindo por ai. Estamos voltando ao tempo da ditadura. Onde vai parar a ed. de Santa Catarina? Sou ATP e minha diretora veio com uma conversa de que faço parte do grupo gestor, então não posso me manifestar contra o governo. Vê se pode uma coisa dessa. Parece brincadeira mas não é..
Desde qdo os ATPs fazem parte do grupo Gestor? Esta diretora é bem fraca em seus argumentos, é capaz de inventar qualquer coisa para impedir que os ATPs entrem greve. Isso deve ser piada né, como subestimam nossa inteligência para falar uma idiotice dessas e achar que vamos acreditar. E pensar que é nas mãos desta gente que está a educação...
Quanto ao nº ed ci não sei, mas as pressões estão vindo, na 2ª Gered de MH os diretores tiveram reunião na sexta 09. Só sei que sou concursada, não tenho cargo de confiança e nem rabo preo,então falo o penso e assumo o que falo. Se o gorverno não apresentar proposta e tiver greve estou na luta.
Pensando bem seria bom se incorporassem tudo, exceto o vale-alimentação. Isto desde que o nosso vencimento incial fosse no mínimo R$ 3.000,00 + o vale-alimentação para quem tem graduação, e acrescido disso os percentuais para quem tem Especialização, Mestrado e Doutorado. No caso dos professores caberia também ganhar dedicação exclusiva de 40%, afinal de contas quem está na sala de aula tem muito mais trabalho do que nós ATPs, OEs e SUEs. É só ver a diferença entre os salários dos professores e especialistas em assuntos educacionais pagos pelas prefeituras. Lá os professores ganham muito mais do que os OEs e SUEs. Vamos ser justos os professores com certeza merecem ganhar bem mais do que os outros funcionários do magistério. Mesmo sendo ATP, acho que deveria ser assim. Sou contra esta gratificação de 30% reinvindicada pelos ATPs e especialistas, e sou contra tbém a gratificação que já foi dada as AEs, isso torna os cargos em comissionados, este tipo de coisa só serve para o governo inventar mais desculpas para não nos pagar o piso integralmente. Esta gratificação percebida pelas AEs foi uma manobra da Elizete Melo para garantir que uma parcela da educação fique do lado do governo. A Gilda Mara tentou fazer a mesma coisa, mas pelo jeito não conseguiu. O que conseguiu mesmo foi encher os ATPs de atribuições... Resumindo está tudo errado...
Verdade, nos atps estamos ficando loucos com tantas tatefas a cumprir. E tem diretor disfarçando que trabalha para nao ir substituir professor que falta, e vive jogando na cara da gente que nao tem tempo para fazer a prestaçao de contas das serventes, unica coisa que fazem durante o mes. So sabem ficar tomando chimarrao na escola e batendo papo.
se os diretores e assessores não tem tempo para irem para as salas nem eu,sou ATP não professor subtituto, não recebo regência de classe e nem gratificação. e além do mais não é minha função, na minha escola só mudou depois que me neguei definitivamente a ir para a sala, até hoje reclamam dão indiretas, mas, nem ligo, simplesmente não vou para a sala e ponto. Quanto ao serie alimentação também me recusei, temos que ter coragem de brigar pelo nosso espaço. E se os diretores não gostarem que pessam demissão. Tenho certeza que nós ATPs sabemos muito bem nossa missão na escola,não somos "pau" mandados.
Parabens pela sua coragem! Precisamos nos fazer respeitar. Vamos a luta, somos efetivos e o diretor que nao gostar de cumprir sua funçao que volte para a sala de aula. Puxa sa co de politicos nao faltara para ocupar o lugar dele.
Ei, alguem sabe explicar porque as CIs que vem da diretoria de educacao basica ainda estao vindo com a assinatura da gilda mara? Nao havia sido demitida?
Tem diretor que está levando tão a sério as atribuições do ATP no pedagógico que nem querem atender pais tão pouco alunos,falam nas reuniões que eles devem falar diretamente conosco, pois nós que estamos atendendo aos alunos.Interessante, as atribuições do EMI mostram que estamos diretamente atendendo aos professores, será que estou equivocado?
Para que estudar? O Professor act com nivel medio logo logo vai estar ganhando bem mais que nos . Companheiros atps, fiquei decepciomado com a proposta que li hoje no blog do Moacir Pereira. Esse governador ta afim mesmo de acabar com a carreira do magisterio.
Caro colega não querem só acabar com o magistério, entes de tudo querem humilhar a categoria. quanto aos ATPs será que alguem ainda acredita nesta função? não tem direitos nunhum só trabalhos. Em muitas escola são considerados menos que um professor ACT, por isso pensam que podem pagar menos também.
Colegas ATPs vamos mudar um pouco de assunto, vcs tem livre acasso ao e-mail da escola? por exemplo o PAE ou msn. Possuem senhas de acesso? Chaves da escola? Faço esta pergunta porque na minha escola, ano passado, eu tinha livre acesso, mas, com a mudança de diretores mudaram as senha e não me repassaram nada até o momento, só sei o que o Diretor me repassa, quando me repassa.
Acho um absurdo vc nao ter senha dos emails do pae. A sua AE nao pode ajudar-lhe? Os aes tem acesso a essas senhas. As chaves eu tenho, pois dividimos as noites para trabalhar noturno.
Acho um absurdo vc nao ter senha dos emails do pae. A sua AE nao pode ajudar-lhe? Os aes tem acesso a essas senhas. As chaves eu tenho, pois dividimos as noites para trabalhar noturno.
oi colega, Alguém havia prometido a gratificação para esse mês? ha ha ha falaram o mês mas, esqueceram o ano. só pode ser para 2013 ou 2014. Essa é agora a política do governo, ou lutamos ou nos acomodamos?
Segundo a diretora não tem nada a ver, faz parte dos duzentos dias letivos, Só temos direito a trabalhar e "sem reclamar" para nâo criar tumulto na escolar rsrsrsrsrsrsrsrssr
Não tem nada a ver, não é resposta. Acho que precisamos buscar alguém que entende de lei. Eu também posso dizer trabalhar no sábado não tem nada a ver, não é verdade?
Concordo com vc, mas quem? não conheço ninguém, então se alguem pode nos ajudar por favor. Sou ATP e me sinto desamparada, não confio no SINTE e não sei se nas GEREDs tem alguém por nós. Temos que nos unir... Talves por regionais...o problema nosso é que ninguém toma frente das coisas. Não condições para tanto, Quem se manfesta?
Estava me inteirando desse assunto. Já ouviu falar de acordo de cavalheiro? Então, é mais ou menos isso, ganhamos cinco dias em julho de recesso escolar e trocamos pelos sábados, entende? Ninguém pode fazer convocação aos sábados, já que não recebemos vale alimentação e transporte. Repito o que me falaram, "acordo de cavalheiro".
Engracado qdo fomos no curso em florianopolis foi formada uma comissao que trataria entre outros assuntos tambem dos 30%. Onde andam esses nossos “compamheiros“ representantes dos atps que nunca se manifestam por este unico meio de comunicacao que temos. Se alguem de vcs fizer parte desta comissao, por favor nos explique como anda essa situacao. E vamos unir nossa categoria, para tentar resolber nossos problemas. Acho esse forum muito importante, mas pena que tem pouca participacao. Parece que alguns atps infelizmente vivem alheios a tudo e comformados com as condicoes de trabalho qie estao sendo oferecodas aos atps. Tenho certeza que muitos ainda estao servindo de tapa buraco na escola e escutando desaforos de diretorez que nao querem fazer nada.
Desculpe a minha sinceridade, mas sonhar com os 30% neste momento é uma ilusão, tendo em vista que o governo não quis nem pagar a todos os 22% (reajuste do piso) que realmente temos direito. Com certeza todas as promessas feitas no Seminário de Coordenação Pedagógica foram embora junto com a Gilda Mara. Fiquei sabendo por uma colega que trabalha no IEE que os ATPs desta escola foram a SED para ter uma reunião com a Gilda Mara uma semana antes do anuncio de sua demissão, e ela lhes disse que a única saída para conseguir a gratificação de 30% seria convencer um dos deputados estaduais a nos ajudar nesta causa. Parece então, que uma ATP do IEE vai mandar uma carta na semana que vem a um deputado pedindo apoio nesta situação. Estas notícias me chegaram rapidamente por outra colega que também trabalha no IEE, assim que eu souber de mais coisas informarei a todos neste blog. Mas também me lembro que no ano passado um colega ATP postou no Orkut que conversou com uma deputada e esta lhe disse que o projeto para pleitear a gratificação deve partir do Executivo e não do Legislativo, ou seja, temos que ter primeiro o apoio de alguém da SED como os AEs tiveram da Elizete Melo. Desta forma, tudo fica muito confuso, pois se não temos mais apoio de alguém da SED agora que a Gilda Mara saiu, e também é difícil convencer um deputado a nos ajudar nesta causa, então só posso concluir que os 30% para os ATPs é uma ilusão...
Parece brincadeira... Com a descompactação da tabela do Magistério, o meu salário seria R$1627 a mais, ou seja, Colombo, Tebaldi, Deschamps e comparsas me roubam mais de R$1600 todo mês. CHAMA A POLÍCIA!!! Não há o que discutir, há o que cumprir. CUMPRA A LEI GOVERNADOR. A LEI É FEDERAL. É CONSTITUCIONAL. Quero meu retroativo já! R$5000,00 de janeiro de 2012 até agora e mais o retroativo de janeiro de 2009 a dezembro de 2011.
Alguem ja participou das reunioes feitas pela Senhora Elza Moreto nas GEREDS? NO email que recebemos diz que o assunto e a reforma do plano de carreira e p piso salarial. O que sera que ela tem de novidade para dizer. Se for para repetir as asneiras ditas pelo Deschamps e melhor que nem convide os professores para irem. Alguem ja pode adiantar as novidades?
Então pessoal, sobre os 30%, soube que está na justiça a questão dos AEs receberem os deles.Já que o concurso era para ens. médio.Por conta disso a nossa gratificação poderá sair, ou a deles cair.Falaram que não tem madrinha nesse negócio de ganhar gratificação.É uma questão de justiça.
Finalmente, eu tenho acesso a tabela real, com valores corrigidos de acordo com a lei. Ela só vem mostrar o quanto o Governo toma da gente todo mês. Se quiser evitar a greve, que pague o que é de direito.
E greve, apesar de sabermos que vai acontecer como no ano passado. O governador do tal PSD ja dweixou bem claro que a partir de quarta-feira esta emcerrada a negociacao com o magisterio.
A GREVE não tem um só culpado, tem vários: Raimundo Colombo, Marco Tebaldi, Eduardo Deschamps, Pinho Moreira, Luiz Henrique da Silveira, Paulo Bauer, Jorginho Mello, Merisio, Silvestre Heerdt e todos os deputados da base aliada. DURA LEX, SED LEX, ou seja, a Lei é dura, mas é a Lei. Cumpra-se!!! A Lei é Federal e Santa Catarina deve cumpri-la e tem recursos advindos do Governo Federal para isso. Chega de enrolação. Os governantes devem ser dignos do cargo que ocupam e aplicar a Lei e não ficar com estratégias terroristas para cima da classe do Magistério. O Piso é legal, uma Lei Federal que regulamenta a Constituição. A Greve é legal, pois está na Constituição. O movimento é legal. A única coisa ilegal aqui é o Governo e a sua postura ditatorial. E não adianta tentar usar a TV e os jornais impressos para iludir a população, pois (caros caducos do governo) estamos na Era da Informação, onde a internet faz a VERDADE transparecer. A política de Joseph Goebbels utilizada com requintes de Nicolau Maquiavel pela estrutura administrativa do Governo Colombo não funciona mais em pleno século XXI. E só para concluir: se você está lendo este comentário, isso só aconteceu porque houve, não só um, mas vários professores ao longo de sua vida que te deram subsídios para ler, entender e viver. Pense nisso!!!
SOU ATP E TRABALHO A 30 KM DE CASA , LONGE DA FAMÍLIA , ANDANDO DE MOTO E EM ESTRADA DE CHÃO JA FAZEM 5 ANOS,PROXIMO DA MIHA CASA A MENOS DE 3 KM TEM UMA ESCOLA ONDE EXISTE UMA VAGA ABERTA , PORÉM NÃO CONSIGO REMOÇÃO PARA ESTA . QUERIA QUE ALGUEM ME AJUDASSE , ALGUEM QUE TIVESSE INFLUENCIA , POIS SERIA OTIMO PARA MIM E PARA A ESCOLA ONDE PRETENDO IR. SOU WALMOR E TRABALHO NA EEB. MANOEL VICENTE GOMES EM MAJOR GERCINO ,GERED DE BRUSQUE.
Pessoal, vamos divulgar essa informação junto a todos os ATPS: Está tramitando na Assembléia Legislativa um Projeto de Lei que propõe a gratificação de produtividade para os ATPS. O PL nº 59/2013 é de autoria do Deputado do PT Neodi Saretta. Para acompanhar a tramitação é só acessar o link http://www.alesc.sc.gov.br/proclegis/pesquisapropnum.php, em Tipos de Proposições clicar em PL Projeto de Lei; número 59; ano 2013 e pesquisar. Vamos repassar essa informação de modo que chegue ao maior número possível de colegas, vamos nos mobilizar para lutar por algo que merecemos.
Boa noite. Gostaria de Parabenizar a atitude deste deputado e contamos com a colaboração dos demais deputados E O EXECUTIVO pois precisamos ser reconhecidos e valorizados perante aos demais profissionais começando por uma melhoria de salários. Se isso não acontecer vai ser difícil recuperar nossos ânimos .CONTAMOS COM ESSA APROVAÇÃO.
Afinal de contas esse Projeto do Deputado Saretta está no plenário para ser votado ou é mais uma das promessas dos nossos 30% que não sabemos ao certo.Já mandei vários email para os deputados e ninguém da retorno.Mas vão lembrar de nós antes das eleições de 2014.Queremos respostas.Se algum ATP souber algo de um retorno.Obrigada.
Temos que pensar que as coisas só vão acontecer se houver união e pressão, por isso, sugiro que ao invés de ficarmos reclamando vamos encontrar maneiras de divulgar que existe uma possibilidade. No momento o projeto está em diligência. Será que alguém se habilita a encampar a causa, deve haver entre os ATPS uma liderança que tenha a capacidade de botar pra ferver o assunto. A hora é agora.
Poderias me dizer em que avançamos? Alguém sabe ao menos explicar porque essa discriminação em relação as gratificações...se prestamos concurso com os AEs, e detalhe, eles eram para nível médio, quem prestou a nível superior (ATPs) deveria ao menos estar com o salário igual aos AEs, se não a mais. Mas na prática é o contarário...estamos defasados em comparação com o salário deles, apesar de termos prestado concurso para nível superior.
Há mais de 100 dias na expectativa de melhoras, mas tudo que temos é mais tensão, cobranças e ampliação de atribuiçöes.
ResponderExcluirO FAZ-TUDO continua.
A prometida gratificação [R$600aprox] não veio. Cursos de formação também não.
TEMOS QUE AGIR, OU MELHOR...
REAGIR !!!
Você trabalha no IEE?
ExcluirCaso seja sim, como está organizado as atribuições aí?
Somente aumentam as atribuições!
ExcluirA gratificação nem notícias!
Ninguém informa nada!
TEM ASSEMBLÉIA REGIONAL EM FPOLIS DIA 07 DE MARÇO, ÀS 14H NO CENTRO MULTIUSO EM SÃO JOSÉ.
ResponderExcluirVAMOS PARTICIPAR!!!
O Sinte da grande fpolis, como vê a situação dos ATPs?
ResponderExcluirTem muita gente insatisfeita com ele.
No IEE, os ATPs atuam na função de coordenador, desde a posse, em 2006.
ResponderExcluirCOORDENADORES DE TURNO OU DE ALA, ÓBVIO, MENOS COORD. PEDAGÓGICOS, NÃO FIZ CONCURSO PARA ESTE CARGO.
ResponderExcluirÉ isto mesmo, eu conheço uma ATP que trabalha no IEE e lá a maioria exerce a função de coordenador de ala, acho que é este o nome, e não são coordenadores pedagógicos. Para mim estas funções são bem diferentes uma da outra. Parece que coordenador de ala é uma função mais disciplinar que lida mais com os alunos, não tem nada haver com ser responsável pelo planejamento dos professores e sua capacitação.
ResponderExcluirNo IEE não tem projeto do EMI?
ResponderExcluirQuem atende esse caso, não são os ATPs?
Acho que quem atender esse projeto é chamado de coordenador pedagógico, segundo minha diretora, só receberá a gratificação quem assumir esses projetos dados pela SED. A própria direção enviará o CPF do funcionário para o pagamento, segundo o que ela me disse.
Na minha escola tem um total de 4 diretores. Interessante, todos fogem do pedagógico.Acho desnecessário tanto assessor.
Que absurdo!!! Todos deveriam ter o direito de ganhar a gratificação, independente da função que exercem na escola. Isto é discriminação, até porque tem escolas que nem tem estes projetos do EMI e Correção de Fluxo. Ou então, tem os tais projetos, mas alguns ATPs já estão trabalhando em outras funções. E como fica este pessoal? O que a SED está oferecendo então são cargos comissionados e não a gratificação para uma classe de forma igual para todos. Estou cada vez mais abismada com tanta falta de respeito e consideração...
ResponderExcluirSegundo nosso gerente, informou para nós ( duas orientadoras e uma ATP ) de nossa escola que o governo encaminhou um pacote para a assembleia (leis), mudança para Coordenadores Pedagógicos , questionamos a gratificação 30% ( a previsão é para recebermos em março de 2012 ).Questionamos sobre a Aposentadoria Especial , pois até o momento tanto os especialistas ,quanto os ATP não foram incluidos nesta aposentadoria segundo o STF, portanto precisamos contribuir 30 anos e não 25 como os demais ( professores, assessores e coordenadores pedagógicos). Na hipótese da mudança da nomenclatura ( especialista em educação e ATP ) para Coordenadores Pedagógicos passariamos a ser incluidos na aposentadoria especial, o gerente não soube informar,porém nos disse que iria se informar. Acredito que nós enquanto ACP deveriamos exigir a inclusão nesta aposentadoria.
ResponderExcluirEste pacote (leis) vai chegar a Assembleia sem chegar antes ao nosso conhecimento. Precisamos saber o conteúdo do que vai ser votado pelos deputados. Tal projeto de lei já deveria estar disponível na página da SED ou da ALESC. E quem não está de acordo com a mudança de cargo e das atribuições como é que fica? Não se pode mudar o conteúdo de um edital de concurso. Então agora é assim, fazemos um concurso para uma função e o governo muda tudo quando bem entende. Tenho dúvidas da legalidade de tudo isso. Depois de acabarem com o plano de carreira consolidado com muitas lutas por mais de 30 anos e do achatamento da tabela salarial, pode se esperar tudo deste governo.
ResponderExcluirO governo faz e desfaz e cade o SINTE??? Chorar sobre o leite derramado...
ResponderExcluirEU SONHO COM ESSA GRATIFICAÇÃO
ResponderExcluirR$700 a maaaiiisss.
PENA QUE NUNCA APARECEU ESSA GRATIFICAÇÃO.TRABALHAMOS COM SERES HUMANOS QUE É MUITO COMPROMETIMENTO.ISSO É RESPONSABILIDADE É VESTIR A CAMISA POR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.NOSSO IDEB MAIS UMA VEZ É O MELHOR DO BRASIL CADA UM FAZENDO SEU MELHOR.PENA QUE O GOVERNO NÃO FAZ A SUA PARTE.PIOR É PENSAR QUE MUTOS DO MAGISTÉRIO COLOCARAM O GOVERNADOR LÁ.VOTO TEM CONSEQUENCIA.ESTAMOS VENDO ISSO E PAGANDO MUITO ALTO POR UMA EDUCAÇÃO ESQUECIDA..PENSO AS VEZES NO QUE QUER REALMENTE O PODER DE SANTA CATARINA.
ExcluirPara a gratificação se concretizar tem que haver uma lei, um orsamento e muita vontade politica... por enquanto nada disso tem então... continuamos sonhando... ao meu ver é só isso que nos resta sonhar...
ResponderExcluirSonhar e trabalhar muito!!!
ResponderExcluirGostaria de um esclarecimento a respeito do calendário escolar.
ResponderExcluirObservei que neste ano existem vários sábados que as escolas deverão realizar atividades pedagógicas com aluno, para contar dia letivo. No ano que passou, trabalhamos vários sábados para realizar a reposição e pelo jeito, acham que devemos continuar indo para a escola aos sábados. Até onde sei, somos efetivos para trabalhar 40 horas semanais e não 44. Não temos direito a dia de folga, tendo que cumprir as 40 horas relógio. Então, como eu deveria agir conforme a lei? Nessa semana que há atividade no sábado eu poderia folgar meio dia(não ir para a escola), e fechar as 40 horas no sábado? Gostaria de obter essa informação e o documento para que eu possa me alicerçar e me defender perante direção ou gerencia caso não aja compreensão em relação ao assunto.
Conxursado 40h deve trabalhar 40h e nada mais.
ResponderExcluirÉ proibido trabalho gratuito no serv público.
Vc pode,excepcionalmente, ser convocado, mas se isso virar regra configura hora-extra.
Vale entrar no site do MP/SC e fazer denúncia de irregularidade.
MEC diz que o PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO em 2012 é
ResponderExcluirR$1450,86
e deve ser pago
RETROATIVO A JANEIRO.
Em SC precisa fazer a descompressão legal da tabela. O A-1 deve ter vencto de R$1450 e o reajuste de 21% aplicado em toda a tabela.
ResponderExcluirEsta semana estava pensando a respeito desses sábados, interessante que me ocorreu a mesma dúvida em relação a eles.
ResponderExcluirPor que precisamos trabalhar sábados se já trabalhamos 40h? O professor trabalha hora aula, e o aluno precisa de hora aula. Nós trabalhamos hora relógio.Em outras repartições nossos colegas que trabalham 40h não os vejo trabalhando aos sábado.
O SINTE precisa ver essa situação.
Questionamos um representante do sinte no dia 24/02/2012 sexta-feira em nossa escola,sobre varios assuntos: tabela... piso... aposentadoria e plano de saúde. resumindo não soube nos informar e o pouco que falou sem segurança.O que fazer se o sindicato não tem uma posição em relação a tudo que está ocorrendo?
ResponderExcluirAgora não adianta colocar a culpa só no sindicato, não que eu esteja defendendo o SINTE, mas quem não está cumprindo as Leis é o governo. Muitos de nós somos indiretamente responsáveis por esta situação em SC: de desvalorização do magistério, de plano de saúde que não funciona, da não aplicação do piso de forma integral, de mais privilégios para uma classe em detrimento de outras, etc... Se no governo anterior as coisas já estavam ruins, pq 60% dos catarinenses votaram do candidato apoiado pelo governo? Muitos deveriam ter pensado antes de votar, agora o jeito é aguentar a consequencias...
ResponderExcluirOlá, colegas, tem algum ATP interessado em trabalhar no Wanderley Junior?
ResponderExcluirTemos uns 1.400 alunos aproximadamente e duas ATPs de 40h e uma de 20h que trabalha no noturno.
Será que a Sed não possibilitaria a remoção para alguém que deseja?
O legal da escola que ela tem só mais 7ª e 8ª, e o ano que vem terá apenas a 8ª e a seguir o EMI, apenas.
O que acham?
senhor anônimo do dia 25.2012 07:12 PM . Eu,Tânia , acredito que você não leu direito ou não soube interpretar a minha colocação. Vou de esclarecer : Somos o Sindicato, porém temos representantes, que tem a OBRIGAÇÃO de esclarecer ao seus associados os temas em questão.Quanto a voce anônimo ,cada vez que coloco minha posição...você de uma forma equivocada rebate.Mesmo assim peço que desculpe a minha ignorância diante da sua competência em entender de um olhar diferente.
ResponderExcluirNossa tem gente aqui que já está levando as coisas para o lado pessoal, que absurdo...
ResponderExcluirClaro que o SINTE tem obrigação de esclarecer todas as nossas dúvidas, mas se o governo não dá muita abertura para o dialogo como o sindicato poderá nos dar uma posição diferente daquela que já temos conhecimento através da imprensa.
Pelo que eu pude acompanhar o tal grupo de estudos se reuniu pouquíssimas vezes, e de acordo com o último plano de carreira apresentado em novembro no Centro Multiuso em São José, este nada tinha haver com o proposto pelo SINTE durante as reuniões. Então se chega à conclusão que o governo só vai fazer o que bem entende, sem levar muito a sério as propostas do sindicato.
Não é novidade para ninguém e o próprio governador já disse em entrevista coletiva que o reajuste de 22% não poderá ser dado, pois o impacto financeiro seria enorme. No que diz respeito ao plano de saúde é só ligar para as clínicas e hospitais de todo o estado, para constatar que são poucos os médicos credenciados. Muitas pessoas estão sendo prejudicadas e com a própria saúde em risco, tendo que desembolsar o que não tem para continuar um tratamento. Alguns servidores já estão até pensando em levar o caso para o Ministério Público...
De acordo com o documento da PGE a aposentadoria especial é exclusivamente para os professores de carreira, incluindo aqueles que já exerceram funções fora da sala de aula. Em outro momento se tentou incluir os especialistas em educação, mas foi vetado pelo STF. Em minha opinião, todos os profissionais da educação que lidam com alunos e professores deveriam também ter esse direito.
E o piso de forma integral infelizmente o governo não quer pagar, visto que nem uma greve de 62 dias que prejudicou tantos alunos foi motivo suficiente para resolver o impasse. Sinceramente, sem querer desmerecer alguém, eu tenho dúvidas se algum sindicato tem ou terá o poder ou a sagacidade para persuadir o governo a mudar sua posição. Afinal de contas com a tríplice aliança ninguém pode, não é verdade?
A única forma que a maioria das classes tem encontrado para reverter à situação é fazendo greve, mas esta tem trazido mais prejuízos do que lucros para a categoria do magistério. Por isso, eu acho que a mudança só pode acontecer mesmo é nas urnas, pensem nisso...
segundo Albert Einsten : Temos de fazer o melhor que pudermos.Essa é a nossa sagrada responsabilidade humana.
ResponderExcluirsou associada (sinte ) e penso que o sindicato precisa sim ter conhecimento do que está acontecendo e repassar para os demais. Depois de aprovada as leis não tem como reclamar.
ResponderExcluirTambém acho que é obrigação da SED apresentar na íntegra o suposto Projeto de Lei que trará mudanças para o cargo de ATP, antes de enviá-lo para ALESC. Precisamos saber o conteúdo deste projeto para estarmos de acordo ou não. Ou será que nossa opinião não vai ser levada em consideração? Afinal de contas, a SED fez a proposta e até agora não mostrou nenhum documento concreto. Apresentaram apenas a normativa de 2012 estabelecendo mais atribuições para o ATP e nada de gratificação. Está tudo muito estranho...
ResponderExcluirSinceramente... a ALESC não está nem aí com a repercussão. O Governo tem maioria lá e faz o que quer sem dar satisfação a ninguém. Afinal, o POVO CATARINENSE APROVA TUDO QUE ELE FAZ, TANTO É QUE ELEGEU O EX-GOVERNADOR E O EX-SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO PARA 8 ANOS NO SENADO REPRESENTANDO SC. O povo aprova a forma como a tríplice aliança conduz este Estado. O resultado nas urnas é a aprovação. Colombo foi eleito no 1º turno com mais de 60% dos votos válidos. Na opinião da população está tudo ótimo e não precisa mudar, somente continuar melhorando, por isso mantém os mesmos nomes no poder. Os professores são vagabundos e não querem trabalhar. Quando prestaram concurso ou fizeram faculdade já sabiam do salário, então não reclama. Se bem que vai ver não tinha capacidade para passar no vestibular pra Direito, Engenharia ou Medicina, então foi ser professor. É isso que pensa o Governo e a população assina embaixo. Um médico ganha R$2500 por dia, em média. Um professor não ganha isso no mês. Mas também... quer comparar?
ResponderExcluirO imbecil que escreveu isso só escreveu porque teve professores em sua vida.
ResponderExcluirO projeto na ALESC vai transformar os nossos salários em SUBSÍDIO, como fizeram em MINAS GERAIS.
ResponderExcluirVai incorporar tudo. Mas vai acontecer mesmo, pois o Governo tem maioria absoluta na ALESC e estão c... e andando para o que pensa o povo. O Magistério é lixo para o Governo.
Espero que o anônimo de Feb 27, 2012 05:13 AM tenho colocado a opinião que ele supõe que seja do governo em relação a educação e não a dele própria. Só o que faltava alguém que não é da classe do magistério vir aqui neste blog e insultar os professores. Se isso for verdade, só podemos deduzir que esta pessoa não faz parte de nossa classe para compartilhar da mesma opinião que o governo. E fique sabendo que quando passei para Pedagogia em 1999, época que não tinha este esquema de pontos parciais fiz uma pontuação em que eu poderia ter passado para outros cursos como administração, ciências contábeis e até algumas engenharias. E vestibular meu caro não mede a capacidade de ninguém. Sempre tirei dez em matemática e física e estudei em bons colégios com a antiga ETFSC e Energia, sempre passando sem ficar em recuperação. Então poderia ter me dado bem em qualquer um destes cursos que citei acima, mas preferi fazer pedagogia e estudar filosofia, sociologia, psicologia, que são tão importantes quanto qualquer disciplina que envolva cálculos ou decoreba das leis. E não me arrependo porque aprendi muito, li muito, tenha uma bagagem de conhecimento que com certeza o caro anônimo não tem para escrever tamanha asneira. A classe do magistério deveria ser a mais bem paga do país, pois quem faz qualquer licenciatura estuda muito sim, porque vai lidar com seres humanos que são bem mais complexos do que papéis e máquinas. Só para aturar algumas pessoas com a mente tão tacanha como a sua, qualquer professor deveria ganhar o triplo com certeza...
ResponderExcluirhttp://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/02/mec-define-novo-piso-nacional-dos-professores-em-r-1-451-mas-governo-de-sc-diz-nao-ter-condicoes-de-pagar-3677504.html
ResponderExcluirAcessem esta página do DC, onde mais uma vez o governo afirma que não pode pagar o reajuste de 22% do piso nacional do magistério.
Yes!!!
ResponderExcluirElizete Mello saiiiiu...
Pena que a Gilda Mara tb saiu.
Mudou a equipe toda... será q isso é bom ou ruim?
Graças a Deus que a Gilda saiu tbém, deixou os ATP's loucos com tantas responsabilidades! Já vai tarde!
ResponderExcluirQue pessoas mais competentes e com discernimento norteiem a educação!
Concordo plenamente com vc anônimo, e que Deus te ouça...
ResponderExcluirAs AEs ficaram sem madrinha, e os ATPs nem foram batizados, será que vamos parar no limbo agora rsrsrsrs
ResponderExcluirIncomoda-me muito a postura das AES, por causa da madrinha sentem-se a parte do magistério, talvez mais importantes, mas pertencem a ele e não devem discriminar os demais. APARTHEID no magistério NÂO!!
ResponderExcluirOs ATP's estão no limbo há muuuuuuuuuiiiiiiiiito tempo!! Pois ainda estamos sem função.
Não quero gratificação, nem amadrinhamento, quero o piso na carreira sem achatamento.
Acho que esta questão de função cabe aos ATPs resolver isso em sua própria escola, conversando com a Direção. Infelizmente, são poucos os especialistas (OE e SUE) nas escolas hoje, mas se algum ATP possui a formação necessária ou tem uma pós-graduação na área poderia perfeitamente se encaixar nesta função. Se esta for a vontade dele é claro, e tiver o perfil para desempenhar tal tarefa. Como algumas atribuições dão margem para trabalharmos na parte administrativa, alguns ATPs também poderiam trabalhar nesta área. Agora sala de aula para substituir professor nem pensar, por favor, né pessoal. Digam NÃO a isso.
ResponderExcluirO cargo de ATP foi criado para ser um cargo generalista, prevendo a extinção dos cargos de especialista e outros que lidam com o pedagógico nas escolas. Além disso, ele tem um viés administrativo como consta no edital do concurso para ATP em 2005. Isto é fato, não pode mais ser mudado. Não se pode simplesmente fazer concurso para um cargo, e aí a SED decidir mudar tudo como atribuições e nomenclatura, como se tivéssemos feito outro concurso. Assim como tem ATPs que reclamam das funções que exercem na escola, tem muitos que estão satisfeitos.
Acredito que o pior de tudo seja o fato das AEs terem ganhado os 30% em cima de justificativas que não procedem mais. Como a explicação dada pela SED de que o salário dos AEs era o mais baixo da categoria e precisava ter uma compensação. Claro que tinha de ser o mais baixo, eles foram concursados com nível médio. Só que quando acessam no plano de carreira a graduação e pós-graduação chegam a ganhar R$ 600,00 a mais que nós concursados com nível superior e pós-graduação. Isto sim é uma injustiça, pois todos que trabalham nas escolas, independente da função que ocupam tem inúmeras responsabilidades e precisam ser valorizados da mesma forma. Por isso, não sou a favor destas gratificações que só servem para dividir a categoria e privilegiar alguns. Não adianta a SED prometer uma gratificação e em troca dar aos ATPs mais atribuições, transformando nosso cargo em outro que abrangerá todas as funções da escola. Não vejo vantagem nisso, pelo contrário, acho que apoiar esta mudança é dar um tiro no pé. E com toda esta conversa o que está acontecendo mesmo é muitos ATPs já estarem realizando funções que não existem em nosso edital, e pior sem ganhar a mais por isso. Em minha opinião, o certo mesmo é pararmos de sonhar com uma gratificação que nunca virá e só dará margem para nos dar mais serviço. Os ATPs devem buscar em sua escola fazer algo que mais condiz com seu perfil, agora se nada der certo também tem a opção de fazer outro concurso e procurar outra área. Somos muito capazes e inteligentes para mudar nossa situação e seguir em frente.
Devemos mesmo é lutar pelo pagamento do piso de forma integral, com isso estaremos lutando pela aplicação de uma lei que existe e é federal. Gratificações eles podem tirar a qualquer momento, agora nosso salário regularmente reajustado isso sim seria uma grande conquista para nossa classe.
O projeto na ALESC vai transformar os nossos salários em SUBSÍDIO, como fizeram em MINAS GERAIS.
ResponderExcluirVai incorporar tudo. Mas vai acontecer mesmo, pois o Governo tem maioria absoluta na ALESC e estão c... e andando para o que pensa o povo. O Magistério é lixo para o Governo.
Colombo e outros governadores já sinalizaram que vão criar o subsídio do Magistério, onde vai incorporar tudo que temos (regência, aux. alimentação etc) como faz Minas Gerais.
colega anonimo se vc é professor,sua escola já ter recebido uma CI com ameaças, puro terrorismo contra os professores, a direção de minha escola, repassou a CI e mais coisas estão vindo por ai. Estamos voltando ao tempo da ditadura. Onde vai parar a ed. de Santa Catarina? Sou ATP e minha diretora veio com uma conversa de que faço parte do grupo gestor, então não posso me manifestar contra o governo. Vê se pode uma coisa dessa. Parece brincadeira mas não é..
ResponderExcluirDe que CI está falando? Qual o número?
ExcluirDesde qdo os ATPs fazem parte do grupo Gestor? Esta diretora é bem fraca em seus argumentos, é capaz de inventar qualquer coisa para impedir que os ATPs entrem greve. Isso deve ser piada né, como subestimam nossa inteligência para falar uma idiotice dessas e achar que vamos acreditar. E pensar que é nas mãos desta gente que está a educação...
ResponderExcluirQuanto ao nº ed ci não sei, mas as pressões estão vindo, na 2ª Gered de MH os diretores tiveram reunião na sexta 09. Só sei que sou concursada, não tenho cargo de confiança e nem rabo preo,então falo o penso e assumo o que falo. Se o gorverno não apresentar proposta e tiver greve estou na luta.
ResponderExcluirPensando bem seria bom se incorporassem tudo, exceto o vale-alimentação. Isto desde que o nosso vencimento incial fosse no mínimo R$ 3.000,00 + o vale-alimentação para quem tem graduação, e acrescido disso os percentuais para quem tem Especialização, Mestrado e Doutorado. No caso dos professores caberia também ganhar dedicação exclusiva de 40%, afinal de contas quem está na sala de aula tem muito mais trabalho do que nós ATPs, OEs e SUEs. É só ver a diferença entre os salários dos professores e especialistas em assuntos educacionais pagos pelas prefeituras. Lá os professores ganham muito mais do que os OEs e SUEs. Vamos ser justos os professores com certeza merecem ganhar bem mais do que os outros funcionários do magistério. Mesmo sendo ATP, acho que deveria ser assim.
ResponderExcluirSou contra esta gratificação de 30% reinvindicada pelos ATPs e especialistas, e sou contra tbém a gratificação que já foi dada as AEs, isso torna os cargos em comissionados, este tipo de coisa só serve para o governo inventar mais desculpas para não nos pagar o piso integralmente. Esta gratificação percebida pelas AEs foi uma manobra da Elizete Melo para garantir que uma parcela da educação fique do lado do governo. A Gilda Mara tentou fazer a mesma coisa, mas pelo jeito não conseguiu. O que conseguiu mesmo foi encher os ATPs de atribuições... Resumindo está tudo errado...
Verdade, nos atps estamos ficando loucos com tantas tatefas a cumprir. E tem diretor disfarçando que trabalha para nao ir substituir professor que falta, e vive jogando na cara da gente que nao tem tempo para fazer a prestaçao de contas das serventes, unica coisa que fazem durante o mes. So sabem ficar tomando chimarrao na escola e batendo papo.
ResponderExcluirCada dia que passa estou achando desnecessária a presença de diretor e assessores na escola.Tira-se daí raros casos de parceria com eles.
ResponderExcluirse os diretores e assessores não tem tempo para irem para as salas nem eu,sou ATP não professor subtituto, não recebo regência de classe e nem gratificação. e além do mais não é minha função, na minha escola só mudou depois que me neguei definitivamente a ir para a sala, até hoje reclamam dão indiretas, mas, nem ligo, simplesmente não vou para a sala e ponto. Quanto ao serie alimentação também me recusei, temos que ter coragem de brigar pelo nosso espaço. E se os diretores não gostarem que pessam demissão. Tenho certeza que nós ATPs sabemos muito bem nossa missão na escola,não somos "pau" mandados.
ResponderExcluirParabens pela sua coragem! Precisamos nos fazer respeitar. Vamos a luta, somos efetivos e o diretor que nao gostar de cumprir sua funçao que volte para a sala de aula. Puxa sa co de politicos nao faltara para ocupar o lugar dele.
ResponderExcluirEi, alguem sabe explicar porque as CIs que vem da diretoria de educacao basica ainda estao vindo com a assinatura da gilda mara? Nao havia sido demitida?
ResponderExcluirTem diretor que está levando tão a sério as atribuições do ATP no pedagógico que nem querem atender pais tão pouco alunos,falam nas reuniões que eles devem falar diretamente conosco, pois nós que estamos atendendo aos alunos.Interessante, as atribuições do EMI mostram que estamos diretamente atendendo aos professores, será que estou equivocado?
ResponderExcluirPara que estudar? O Professor act com nivel medio logo logo vai estar ganhando bem mais que nos .
ResponderExcluirCompanheiros atps, fiquei decepciomado com a proposta que li hoje no blog do Moacir Pereira. Esse governador ta afim mesmo de acabar com a carreira do magisterio.
Caro colega não querem só acabar com o magistério, entes de tudo querem humilhar a categoria. quanto aos ATPs será que alguem ainda acredita nesta função? não tem direitos nunhum só trabalhos. Em muitas escola são considerados menos que um professor ACT, por isso pensam que podem pagar menos também.
ResponderExcluirQuestionei uma colega de Gered quanto ao nome da Gilda nas CIs... o que ela disse é que ainda por 30 dias ela responderá pela diretoria...
ExcluirColegas ATPs vamos mudar um pouco de assunto, vcs tem livre acasso ao e-mail da escola? por exemplo o PAE ou msn. Possuem senhas de acesso? Chaves da escola?
ResponderExcluirFaço esta pergunta porque na minha escola, ano passado, eu tinha livre acesso, mas, com a mudança de diretores mudaram as senha e não me repassaram nada até o momento, só sei o que o Diretor me repassa, quando me repassa.
Acho um absurdo vc nao ter senha dos emails do pae. A sua AE nao pode ajudar-lhe? Os aes tem acesso a essas senhas.
ResponderExcluirAs chaves eu tenho, pois dividimos as noites para trabalhar noturno.
Acho um absurdo vc nao ter senha dos emails do pae. A sua AE nao pode ajudar-lhe? Os aes tem acesso a essas senhas.
ResponderExcluirAs chaves eu tenho, pois dividimos as noites para trabalhar noturno.
Como eu gostaria de ganhar os R$ 600,00 a mais...Tenho meu filho na faculdade e iria me fazer um bem danado...
ResponderExcluirAfinal a folha de março está aí e cadê os R$ 600,00 prometidos. Vamos fazer um auê...Somos ou não somos merecedores deste "benefício" também?
ResponderExcluiroi colega, Alguém havia prometido a gratificação para esse mês? ha ha ha falaram o mês mas, esqueceram o ano. só pode ser para 2013 ou 2014. Essa é agora a política do governo, ou lutamos ou nos acomodamos?
ExcluirA Gilda saiu e com ela foi a gratificação
ResponderExcluirComo fica a questão do sábado para os ATPs,já que trabalhamos as 40h semanais? Alguém sabe de alguma coisa?
ResponderExcluirSegundo a diretora não tem nada a ver, faz parte dos duzentos dias letivos, Só temos direito a trabalhar e "sem reclamar" para nâo criar tumulto na escolar rsrsrsrsrsrsrsrssr
ResponderExcluirNão tem nada a ver, não é resposta. Acho que precisamos buscar alguém que entende de lei. Eu também posso dizer trabalhar no sábado não tem nada a ver, não é verdade?
ResponderExcluirConcordo com vc, mas quem? não conheço ninguém, então se alguem pode nos ajudar por favor. Sou ATP e me sinto desamparada, não confio no SINTE e não sei se nas GEREDs tem alguém por nós. Temos que nos unir... Talves por regionais...o problema nosso é que ninguém toma frente das coisas. Não condições para tanto, Quem se manfesta?
ExcluirEstava me inteirando desse assunto. Já ouviu falar de acordo de cavalheiro? Então, é mais ou menos isso, ganhamos cinco dias em julho de recesso escolar e trocamos pelos sábados, entende? Ninguém pode fazer convocação aos sábados, já que não recebemos vale alimentação e transporte. Repito o que me falaram, "acordo de cavalheiro".
ExcluirEngracado qdo fomos no curso em florianopolis foi formada uma comissao que trataria entre outros assuntos tambem dos 30%. Onde andam esses nossos “compamheiros“ representantes dos atps que nunca se manifestam por este unico meio de comunicacao que temos. Se alguem de vcs fizer parte desta comissao, por favor nos explique como anda essa situacao. E vamos unir nossa categoria, para tentar resolber nossos problemas. Acho esse forum muito importante, mas pena que tem pouca participacao. Parece que alguns atps infelizmente vivem alheios a tudo e comformados com as condicoes de trabalho qie estao sendo oferecodas aos atps. Tenho certeza que muitos ainda estao servindo de tapa buraco na escola e escutando desaforos de diretorez que nao querem fazer nada.
ResponderExcluirDesculpe a minha sinceridade, mas sonhar com os 30% neste momento é uma ilusão, tendo em vista que o governo não quis nem pagar a todos os 22% (reajuste do piso) que realmente temos direito. Com certeza todas as promessas feitas no Seminário de Coordenação Pedagógica foram embora junto com a Gilda Mara. Fiquei sabendo por uma colega que trabalha no IEE que os ATPs desta escola foram a SED para ter uma reunião com a Gilda Mara uma semana antes do anuncio de sua demissão, e ela lhes disse que a única saída para conseguir a gratificação de 30% seria convencer um dos deputados estaduais a nos ajudar nesta causa. Parece então, que uma ATP do IEE vai mandar uma carta na semana que vem a um deputado pedindo apoio nesta situação. Estas notícias me chegaram rapidamente por outra colega que também trabalha no IEE, assim que eu souber de mais coisas informarei a todos neste blog.
ResponderExcluirMas também me lembro que no ano passado um colega ATP postou no Orkut que conversou com uma deputada e esta lhe disse que o projeto para pleitear a gratificação deve partir do Executivo e não do Legislativo, ou seja, temos que ter primeiro o apoio de alguém da SED como os AEs tiveram da Elizete Melo. Desta forma, tudo fica muito confuso, pois se não temos mais apoio de alguém da SED agora que a Gilda Mara saiu, e também é difícil convencer um deputado a nos ajudar nesta causa, então só posso concluir que os 30% para os ATPs é uma ilusão...
Parece brincadeira... Com a descompactação da tabela do Magistério, o meu salário seria R$1627 a mais, ou seja, Colombo, Tebaldi, Deschamps e comparsas me roubam mais de R$1600 todo mês. CHAMA A POLÍCIA!!!
ResponderExcluirNão há o que discutir, há o que cumprir. CUMPRA A LEI GOVERNADOR.
A LEI É FEDERAL. É CONSTITUCIONAL.
Quero meu retroativo já! R$5000,00 de janeiro de 2012 até agora e mais o retroativo de janeiro de 2009 a dezembro de 2011.
Alguem ja participou das reunioes feitas pela Senhora Elza Moreto nas GEREDS? NO email que recebemos diz que o assunto e a reforma do plano de carreira e p piso salarial. O que sera que ela tem de novidade para dizer. Se for para repetir as asneiras ditas pelo Deschamps e melhor que nem convide os professores para irem. Alguem ja pode adiantar as novidades?
ResponderExcluirEntão pessoal, sobre os 30%, soube que está na justiça a questão dos AEs receberem os deles.Já que o concurso era para ens. médio.Por conta disso a nossa gratificação poderá sair, ou a deles cair.Falaram que não tem madrinha nesse negócio de ganhar gratificação.É uma questão de justiça.
ResponderExcluirQuem será o abençoado que pensou em nós? Que Deus o ilumine sempre AMÉM.
ResponderExcluirEi anonimo, nao entendi do que vc ta falando. Pensaram em nos significa exatamente o que?
ExcluirFinalmente, eu tenho acesso a tabela real, com valores corrigidos de acordo com a lei.
ResponderExcluirEla só vem mostrar o quanto o Governo toma da gente todo mês. Se quiser evitar a greve, que pague o que é de direito.
GREVE! GREVE! GREVE!
ResponderExcluirE greve, apesar de sabermos que vai acontecer como no ano passado. O governador do tal PSD ja dweixou bem claro que a partir de quarta-feira esta emcerrada a negociacao com o magisterio.
ResponderExcluirA GREVE não tem um só culpado, tem vários: Raimundo Colombo, Marco Tebaldi, Eduardo Deschamps, Pinho Moreira, Luiz Henrique da Silveira, Paulo Bauer, Jorginho Mello, Merisio, Silvestre Heerdt e todos os deputados da base aliada. DURA LEX, SED LEX, ou seja, a Lei é dura, mas é a Lei. Cumpra-se!!! A Lei é Federal e Santa Catarina deve cumpri-la e tem recursos advindos do Governo Federal para isso. Chega de enrolação. Os governantes devem ser dignos do cargo que ocupam e aplicar a Lei e não ficar com estratégias terroristas para cima da classe do Magistério. O Piso é legal, uma Lei Federal que regulamenta a Constituição. A Greve é legal, pois está na Constituição. O movimento é legal. A única coisa ilegal aqui é o Governo e a sua postura ditatorial. E não adianta tentar usar a TV e os jornais impressos para iludir a população, pois (caros caducos do governo) estamos na Era da Informação, onde a internet faz a VERDADE transparecer. A política de Joseph Goebbels utilizada com requintes de Nicolau Maquiavel pela estrutura administrativa do Governo Colombo não funciona mais em pleno século XXI.
ResponderExcluirE só para concluir: se você está lendo este comentário, isso só aconteceu porque houve, não só um, mas vários professores ao longo de sua vida que te deram subsídios para ler, entender e viver. Pense nisso!!!
E aí pessoal!
ResponderExcluirAlguma novidade sobre a gratificação? Quem poderá nos dizer? Quem poderá nos salvar? KKKKKK... É uma piada essa promessa heim?
SOU ATP E TRABALHO A 30 KM DE CASA , LONGE DA FAMÍLIA , ANDANDO DE MOTO E EM ESTRADA DE CHÃO JA FAZEM 5 ANOS,PROXIMO DA MIHA CASA A MENOS DE 3 KM TEM UMA ESCOLA ONDE EXISTE UMA VAGA ABERTA , PORÉM NÃO CONSIGO REMOÇÃO PARA ESTA .
ResponderExcluirQUERIA QUE ALGUEM ME AJUDASSE , ALGUEM QUE TIVESSE INFLUENCIA , POIS SERIA OTIMO PARA MIM E PARA A ESCOLA ONDE PRETENDO IR.
SOU WALMOR E TRABALHO NA EEB. MANOEL VICENTE GOMES EM MAJOR GERCINO ,GERED DE BRUSQUE.
Pessoal, vamos divulgar essa informação junto a todos os ATPS:
ResponderExcluirEstá tramitando na Assembléia Legislativa um Projeto de Lei que propõe a gratificação de produtividade para os ATPS. O PL nº 59/2013 é de autoria do Deputado do PT Neodi Saretta. Para acompanhar a tramitação é só acessar o link http://www.alesc.sc.gov.br/proclegis/pesquisapropnum.php, em Tipos de Proposições clicar em PL Projeto de Lei; número 59; ano 2013 e pesquisar. Vamos repassar essa informação de modo que chegue ao maior número possível de colegas, vamos nos mobilizar para lutar por algo que merecemos.
Boa noite. Gostaria de Parabenizar a atitude deste deputado e contamos com a colaboração dos demais deputados E O EXECUTIVO pois precisamos ser reconhecidos e valorizados perante aos demais profissionais começando por uma melhoria de salários. Se isso não acontecer vai ser difícil recuperar nossos ânimos .CONTAMOS COM ESSA APROVAÇÃO.
ResponderExcluirAfinal de contas esse Projeto do Deputado Saretta está no plenário para ser votado ou é mais uma das promessas dos nossos 30% que não sabemos ao certo.Já mandei vários email para os deputados e ninguém da retorno.Mas vão lembrar de nós antes das eleições de 2014.Queremos respostas.Se algum ATP souber algo de um retorno.Obrigada.
ResponderExcluirTemos que pensar que as coisas só vão acontecer se houver união e pressão, por isso, sugiro que ao invés de ficarmos reclamando vamos encontrar maneiras de divulgar que existe uma possibilidade. No momento o projeto está em diligência. Será que alguém se habilita a encampar a causa, deve haver entre os ATPS uma liderança que tenha a capacidade de botar pra ferver o assunto. A hora é agora.
ResponderExcluirPenso que seguir o exemplo das AEs seria o ideal.
ExcluirPrercisamos mesmo é acertar as funções. Afinal somos ou não do pedagógico? Quem da Secretaria do estado responde pelos ATPs?
ResponderExcluirAlguém pode me explicar por que temos que trabalhar cinco anos mais que um professor para nos aposentar? Por que não tinha isso no edital do concurso?
ResponderExcluirFechamos o mês de junho e nem uma novidade. Aliás tudo o que se refere aos atps é demorado. Sem cursos. Sem 30%.
ResponderExcluirE aí novidades sobre a reuniao de ontem em Florianopolis?
ResponderExcluirNão sei porque mas algumas regionais não estavam representadas. Mesmo assim avançamos.
ExcluirPoderias me dizer em que avançamos? Alguém sabe ao menos explicar porque essa discriminação em relação as gratificações...se prestamos concurso com os AEs, e detalhe, eles eram para nível médio, quem prestou a nível superior (ATPs) deveria ao menos estar com o salário igual aos AEs, se não a mais. Mas na prática é o contarário...estamos defasados em comparação com o salário deles, apesar de termos prestado concurso para nível superior.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirgostaria de saber o que foi feito com oPL059/2013
Excluir